O diálogo com o público é uma prioridade na Coreia do Sul

por Luciana Dolabella


Um total de 349 eventos foram organizados em diferentes lugares, com diferentes públicos e artistas, durante 10 dias do Festival Internacional de Cinema de Busan, na Coreia do Sul. O conversas e diálogos sobre os filmes e a experiência cinematográfica de entrevistados. Diretores e atores dos filmes e séries exibidos no festival, bem personalidades coreanas e asiáticas, interagem com milhares de cidadãos interessados e engajados nas salas de cinema, em teatros abertos, auditórios e espaços culturais na cidade de Busan.

Imagens: © Busan International Film Festival


Muitos festivais de cinema no mundo realizam eventos com a possibilidade de intercâmbio com o público, mas o Festival de Cinema de Busan eleva esse conceito a outro nível com o número de possibilidades e os diferentes formatos oferecidos para o público. As master classes e entrevistas assim como os intercâmbios sobre os filmes são em coreano e, por vezes, com tradução  para o inglês. O festival deste ano contou com a participação de 889 convidados internacionais e mais de 2.000 convidados da indústria de cinema sul-coreana.

Entrevistas e Saudações ao ar livre – os formatos  “Open Talks” e “Outdoor Greetings”

Alguns dos eventos mais preciosos organizados pelo Busan International Film Festival são os camados “Open Talks” e as “Outdoor Greetings”. Nestes diretores e atores bastante famosos na Coréia e Ásia são entrevistados sobre seus filmes e séries que estão sendo apresentados no festival com uma moderação muito dinâmica e divertida. Em 2024 o festival organizou 25 eventos presenciais desses formatos, que são gratuitos e ocorrem durante nove dias seguindos no grande palco ao ar livre no principal complexo de edifícios do festival.

Imagens: © Busan International Film Festival


Cada filme é representado por seu diretor e elenco principal. As palestras abertas têm uma duração mais longa que os chamados “saudações ao ar livre”. O público da cidade começa a chegar ao teatro aberto desde muito cedo para marcar lugar e esperar por muitas horas pela entrevista ao ar livre com as celebidades asiáticas. No local da entrada e saída das celebridades para o palco pode haver um certo tumult de fãs, porém durante as entrevistas o público participa de maneira muito respeitosa, sem tumultos, gritos ou quaisquer outros gestos pouco amigáveis. As entrevistas são dinâmicas e divertidas e esses eventos foram frequentado por milhares de cidadãos todos os dias.

Entre as celebridades que participaram destas entrevistas , algumas sao hoje conhecidas mundialmente, como os atores Song Joong-Ki e Kwon Hae-hyo, que falaram sobre as aventuras das filmagens do longa-metragem “Bogotá, the lost city” na Colômbia, filme da Netflix. Ambos comentaram o quanto gostaram de filmar na América Latina e, no palco, arriscaram falar algumas palavras  frases em espanhol. Esses formatos são realizados em coreano.

Os “Open Talks” e “Outdoor Meetings” dos filmes e séries exibidos no festival são assistidos por milhares de cidadãos com uma moderação divertida e uma atmosfera informal.

Imagens: © Busan International Film Festival


Casa do ator

Este formato é especial do Festival de Cinema de Busan. Atores de longa carreira no cinema, teatro, novelas e séries sao entrevistados diante de um um público de auditório. São 4 entrevistas a cada ano, cada uma com um ator. As entrevistas acontece em um auditório fechado e para elas é necessário comprar um ingresso como para as sessoes dos filmes. Esses atores não estão necessariamente ligados a um filme do festival, eles vão ao Festival de Busan especialmente para essa etrevista diante do público. Durante 90 minutos contam sobre diversos momentos de suas carreiras, filmes series, experiências e planos futuros. Esse formato já contou com a participação, da atriz Yoon Yeo-jeong, a atriz coreana que ganhou o Oscar em 2020 pelo filme “Minari”. Em 2024, os atores convidados para esses eventos foram: Park Boyoung, Sul Kyung-gu, Hwang Jung-min e Chun Woo-hee.

A Casa do Ator tem todos os anos 4 convidados especiais que compartilham muitos momentos de suas carreiras em um dos teatros do festival em uma entrevista muito interessante e dinâmica.

Imagens: © Busan International Film Festival


Sessoes com Convidados, Master Classes e outros eventos presenciais

Os eventos de diálogo com público são especiais tanto para a audiencia quanto para os realizadores de um filme e série. No caso de filmes internacionais essa é uma oportunidade única de conhecer um pouco mais daquele país e do trabalho daquele filme. No caso dos filmes nacionais, é uma oportunidade única de conhecer a forma de trabalho à frente e atrás das cameras com as equipes coreanas.

Em 2024 foram 303 exibições de filmes e séries no festival que contaram com a presença de diretores, atores e equipe presentes para conversar com o público. Além de todos os formatos listados acima ligados aos filmes do festival, o público tem a possibilidade de participar de outras conversas presenciais com os premiados, como com a diretora de arte Ryu Seong-rie, com convidados internacionais, como o diretor português Miguel Gomez, ou em homenagens especiais, como a que foi feita para o ator Lee Sun-kyun (ator do filme “Parasite”). É possível também conhecer jovens realizadores em diálogos no formato “Talk to Talk”.

Em 2024 foram 303 exibições de filmes com ao menos uma “Visita de Convidado”. Sao convidados coreanos e internacionais que conversam informalmente com o publico após a sessão do filme.

Se hoje muitas pessoas em todo o mundo estão se perguntando como trazer o público de volta aos cinemas, o compromisso do Busan International Film Festival com o diálogo com os cidadãos certamente mostra alguns caminhos. Esses eventos demonstram seu compromisso com o cinema, com a experiência cinematográfica e com o público, democratizando o acesso à informação e aproximando as pessoas dos cinemas como um importante evento social, de diálogo e de reflexão.

Imagens: © Busan International Film Festival

Previous
Previous

O Brasil é o país com a quarta maior participação na Berlinale 2025

Next
Next

Ryu Seong-hie: “Em vez de quebrar a parede, crie sua própria porta”