Centro de negócios, conferências e a maior plataforma de vendas de filmes na Ásia: ACFM
por Luciana Dolabella
O ACFM é um mercado e um congresso para profissionais e empresas de cinema, televisão e plataformas de streaming na Coréia do Sul. Realiza-se durante 3,5 dias durante o Festival Internacional de Cinema de Busan para incentivar centenas de modelos de negócio e promover conferências informativas sobre temas atuais muito importantes para a indústria do cinema. A ACFM tem o maior número de stands de empresas para compra e venda de filmes fora da Europa e dos EUA. Também promove oportunidades eventos de negócio para centenas de criadores e empresas, desde o desenvolvimento de guiões à venda de filmes.
Números da ACFM 2024
28 conferências
275 expositores de 30 países
2.644 profissionais acreditados
47 livros e IPs para filmes e séries
Inteligência Artificial em foco em 2024
IA generativa, a IA aberta e outras ferramentas de IA têm sido uma fonte de preocupação constante para cineastas, contadores de histórias, produtores e distribuidores de todo o mundo. A precisão e a rapidez na criação de imagens e histórias, a correção na análise de livros e mercados, as constantes perturbações em toda a cadeia de produção, desde a escrita do guião à distribuição, o número de empresas e programas e o ritmo a que estas tecnologias evoluem têm causado apreensão a muitos. A nova diretora da ACFM desde abril de 2024, Ellen Kim, abraça estas ferramentas de IA e tendências. Refere que nos seus quatro anos de direção do AFCM espera “expandir as conferências relacionadas com as tecnologias do futuro. As empresas de IA estão a investir muito na indústria cinematográfica”. A responsável fala da importância do mercado de partilha de novas informações como uma oportunidade para acompanhar a realidade sempre e constantemente disruptiva do sector cinematográfico.
Para além das conferências, as empresas e os profissionais podem participar em diferentes seções do ACFM, como o Producers Hub, a Platform Busan, o Asian Project Market, as sessões de cinema online e o Asian Cinema Fund.
Fomentar a cooperação internacional e as coproduções
Existem diferentes formas de participar com filmes e projectos cinematográficos durante o ACFM. Para além das actividades mencionadas anteriormente e abaixo, um exemplo de promoção de cooperações internacionais foi o passo dado pela PKG (Production Guild Korea - a associação de produtores da Coreia do Sul), representada pelo seu presidente Lee Dong-ha. A organização assinou o Memorando para promover a coprodução com a Indonésia, Hong Kong e Brasil. Com o Brasil, o Memorando foi assinado com o SICAV, o Sindicato dos Produtores, representado na Coreia do Sul pelo seu presidente, Leonardo Edde. O Brasil foi um país que teve uma delegação especial que veio a Seul e ao Festival de Cinema de Busan para aumentar os negócios com a Coreia do Sul.
O que são a ACFM, a ACF, a ACM, a Plattform Busan e as outras seções da ACFM?
A Platform Busan funciona como um centro de negócios onde se reúnem cineastas e profissionais da indústria de toda a Ásia. Esta plataforma foi concebida para promover co-produções e colaborações internacionais, dando aos criadores a oportunidade de apresentarem as suas ideias a potenciais investidores, distribuidores e parceiros. Em 2024, um total de 28 países participaram com os seus projectos.
O Busan Story Market é uma caraterística única do ACFM, centrada nos guiões e na narração de histórias. Este mercado permite que os cineastas apresentem os seus projectos a produtores, distribuidores e financiadores. Em 2024, o Story Market teve mais de 300 projectos apresentados, o que demonstra também a crescente procura de narrativas diversificadas e inovadoras.
O Asian Cinema Fund (ACF) desempenha um papel crucial no apoio a talentos emergentes e no financiamento de projectos nas suas fases iniciais. Ao oferecer subvenções, ajuda os cineastas com financiamento para a produção, a pós-produção e a distribuição. Em 2024, o ACF concedeu 500.000 dólares a 13 obras em 3 tipos diferentes de financiamento.
O Producer's Hub é uma nova iniciativa do ACFM 2024. Este programa proporciona um espaço para conferências sobre coprodução internacional. Produtores e empresas mais experientes estão aqui em foco. Para além das conferências, oferece oportunidades de reuniões individuais e eventos de networking.
O Asian Content Market reúne os mercados de cinema, televisão e conteúdos digitais. Em 2024, mais de 250 compradores e mais de 500 vendedores trabalharam num mercado vibrante.
A Asian Film Academy (AFA), um programa de formação para jovens cineastas. Este ano, acolheu 35 participantes de 16 países diferentes, proporcionando-lhes experiência prática, workshops e oportunidades de estabelecimento de contactos. Não faz parte diretamente do ACFM, mas faz também parte do Festival de Cinema de Busan, dedicado a futuros profissionais.